Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Unesc realiza pesquisa sobre benefícios dos exercícios físicos em pessoas com Alzheimer

Compartilhe:
Foto: Divulgação

A relação entre exercícios físicos e a saúde de pessoas com Doença de Alzheimer é o foco de um novo projeto a ser desenvolvido na Unesc. O GEPPS (Grupo de Pesquisa e Extensão em Promoção da Saúde), vinculado ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física, vai desenvolver atividades no complexo esportivo da Universidade com portadores da doença e avaliar os resultados em aspectos como coordenação motora e capacidade funcional, contribuindo para uma melhora na autonomia funcional destas pessoas.

A acadêmica do curso de Educação Física da Unesc e participante do GEPPS, Gabriele Policarpi, explica que o grupo de exercício é voltado para pessoas com diagnóstico médico de Alzheimer, de ambos os sexos. “Em geral, a doença se manifesta a partir dos 60 anos de idade e sabe-se que o exercício físico colabora no prolongamento da vida. Então vamos verificar a eficácia do exercício físico em portadores da doença”, afirma Gabriele.

O professor Joni Márcio de Farias, coordenador do GEPPS e orientador do estudo, explica que será um novo desafio para o GEPPS tendo em vista a complexidade de trabalhar com esta população e a acessibilidade é prejudicada, pois depende dos cuidadores. “Outros estudos têm demonstrado uma contribuição muito importante do exercício físico na melhora da autonomia funcional e qualidade de vida das pessoas com Alzheimer, e se conseguirmos população suficiente para o estudo pensamos em ampliar o olhar convidando outros cursos que contribuam para a melhora da saúde mental. Além dos xercícios físico, serão realizadas capacitações aos cuidadores, empoderando estes para desenvolver o programa de exercício físico nas suas casas, enquanto nós monitoramos o desenvolvimento e melhora nos sinais e sintomas da doença”, afirma o professor da Unesc.

O grupo de exercício vai desenvolver atividades três vezes por semana, das 14 às 15 horas. Os participantes vão realizar treinamento funcional supervisionado e os familiares ou cuidadores dos portadores de Alzheimer também podem realizar os exercícios físicos. “É uma maneira dos pacientes se sentirem mais seguros com a presença de pessoas conhecidas. Além disso, o exercício físico em parceria é mais agradável e colabora no entrosamento”, lembra Grabriele.

As inscrições para o grupo de exercício físico ocorrem até 10 de julho das 13 às 17 horas pelo telefone (48) 3431-2572. Os encontros ocorrem de meados de julho até dezembro.

Redação – Milena Nandi 

Deixe seu comentário: