Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Exame é um dos grandes aliados para a realização de um diagnóstico preciso
Uma das grandes aliadas para o diagnóstico e a garantia de um tratamento efetivo contra as doenças é a ressonância magnética. Este é um exame que consegue criar imagens em alta definição das estruturas internas do corpo humano. O aparelho de ressonância possui um grande imã capaz de gerar um campo eletromagnético que consegue ordenar os movimentos das moléculas de água do corpo e, através de pulsos de radiofrequência, permite a formação de imagens detalhadas e de alta qualidade, permitindo o diagnóstico das mais variadas doenças, sem a utilização de nenhum tipo de radiação.
O exame de ressonância magnética não utiliza radiação ionizante, porém, uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético, é preciso tomar cuidado para não utilizar elementos metálicos durante o exame como joias e relógios, por exemplo.
“A ressonância é uma importante ferramenta de diagnóstico por imagem que vai utilizar do campo magnético para a formação de imagens de alta definição da grande maioria dos tecidos do corpo humano. Serve para fazer o diagnóstico de tumores, lesões de natureza inflamatória e infecciosa, patologias cardiovasculares, estadiamento de neoplasias, quantificação de gordura e fibrose hepática, nódulos no fígado, neoplasias do reto, do colo uterino, prostática, endometriose, patologias do sistema músculo-esquelético, entre tantas outras doenças. É um exame que pode ser realizado em praticamente todas as partes do corpo humano e que possui uma ampla gama de indicações e de diagnóstico”, explica o médico radiologista do Hospital São José, Igor Leal Leite Scalzer (CRM – 29458 | RQE – 19569).
De acordo com o especialista, o paciente que chega ao hospital para fazer o exame, já foi orientado, respondeu um questionário para saber se ele possui algum tipo de material metálico no corpo que proíba de fazer o exame. Dependendo da área a ser examinada, como a área abdominal, há a necessidade de jejum e ingestão de antiespasmódico.
“O paciente deita na mesa do exame e essa mesa é recolhida para o tubo onde está o magneto. Para cada parte do corpo há uma bobina que é acoplada para análise. A média de duração do exame é de 25 a 30 minutos. O paciente usa um fone de ouvido e ele pode se comunicar a qualquer momento com o técnico que realiza o exame”, enaltece dr. Igor.
Os pacientes do HSJosé terão em pouco tempo, à disposição, um novo equipamento de ressonância magnética. O equipamento de 3 tesla, garante imagens melhores exames realizados em um menor tempo.
“A ressonância hoje é um método de diagnóstico fundamental para a conduta médica desde patologias do sistema nervoso central, do sistema músculo-esquelético, estadiamento de doenças oncológicas, do sistema cardiovascular, coluna, entre outras. É fundamental no diagnóstico de tumores e metástases cerebrais, doenças infecciosas do sistema nervoso central. Tumores prostáticos, de reto e canal anal, colo uterino, hérnias de disco”, reforça o profissional.