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Análises de microscópio serão transformadas em obras de arte
Unir estudo das células com a reflexão sobre conhecimento pessoal e artes? No Colégio Unesc isto é possível e já é realidade a partir do projeto “Corpo Célula”, ação realizada em conjunto pelos professores dos componentes curriculares Arte e Biologia junto da primeira série do Ensino Médio.
A primeira etapa da proposta, desenvolvida pelos professores Gabriela Thomaz e Gabriel Valga Ricardo, foi colocada em prática nesta semana, quando a turma esteve em um dos laboratórios de análises do Bloco S. Por lá viveram a experiência que foi, para muitos, o primeiro contato com um microscópio e, para todos, uma atividade que ficará entre as memórias escolares e afetivas.
Com a oportunidade de usar um laboratório de excelência, conforme a professora de Biologia, foi possível ensinar as primeiras lições sobre as células e suas estruturas de forma dinâmica e muito mais atrativa aos alunos. “Eles se mostraram interessados e surpresos ao poder ver de perto aquilo que estudamos na teoria. A partir dos materiais que a turma visualizou no microscópio nós estudaremos mais profundamente, em sala de aula, outros aspectos que envolvem as células, já com muito mais propriedade sobre o assunto”, explica Gabriela.
Do ponto de vista artístico, no entanto, a atividade foi além. As análises microscópicas que começaram observando partículas de cebola, foram estendidas para diversos outros materiais, escolhidos e coletados pelos próprios alunos. “Propusemos uma espécie de autorretrato de cada um a partir da observação de materiais palpáveis que fossem retirados de atividades da rotina dos estudantes. Tivemos água da chuva, café passado, pó de café, terra da casa, gotas do mel que fez parte do café da manhã, entre inúmeros outros elementos e objetos que eles escolheram para a atividade”, detalha o professor de Arte.
De análises para obras de arte
O resultado da visualização desses diferentes materiais no aparelho, conforme Gabriel, formou cenas das mais diferenciadas, tudo fotografado pelos alunos. “É uma forma que buscamos fazer com que eles olhem para si mesmos além da aparência, reflitam sobre o conhecimento de si mesmos. As imagens formadas trazem, então, esses significados e vivências”, acrescenta.
As fotos captadas pelas turmas serão utilizadas em uma exposição com previsão de abertura em meados de maio no Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais – Sala Edi Balod. Antes mesmo do resultado do projeto concretizado as avaliações já são muito positivas e ficaram claras no interesse e no entusiasmo dos adolescentes na atividade.
Novas experiências
Para Kamilly Lopes, que iniciou seus estudos no Colégio Unesc em 2021, essa foi mais uma oportunidade especial proporcionada pela escola. “Eu nunca tinha experimentado a sensação de ver algo no microscópio e adorei. Esse contato prático com as disciplinas nos traz muito mais interesse”, garante Kamilly, que recorda ainda uma aula na disciplina de Química também nos laboratórios.
A interação entre Colégio e Universidade é prática constante e, conforme a diretora, Giselle dos Passos Vieira, faz parte da experiência diferenciada que estar dentro de um grande campus proporciona. “Não é só a estrutura física do Colégio que está dentro da Unesc. Nós fazemos parte, de fato, de uma instituição comunitária e reconhecida pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Esse é um exemplo claro daquilo que podemos proporcionar no ensino e estamos em constante aprimoramento”, destaca.