Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Evento acontecerá a partir das 14h, no Parque da Prefeitura, e contará com diversas atividades à disposição da população
Com o foco em atividades ligadas à ecologia, natureza, saúde e qualidade de vida, a Prefeitura de Criciúma, através da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI), promove o evento Eco Festival. A iniciativa, aberta ao público, acontecerá neste sábado (21), das 14h às 18h, no Parque da Prefeitura, e contará com diversas ações ambientais, incluindo, ainda, a cerimônia de premiação do 6º Concurso Fotográfico.
De acordo com o diretor da DMACRI, Felipe Monteiro, o Eco Festival tem a finalidade de divulgar os serviços prestados pela diretoria e proporcionar para as pessoas um dia lazer no parque, voltado para a conscientização ambiental. “As atividades que serão desenvolvidas no local, as quais serão relacionados ao bem-estar e a qualidade de vida, com integração ao meio ambiente, variam entre a premiação do Concurso Fotográfico realizado pela DMACRI à auriculoterapia”, comenta.
Segundo a coordenadora da DMACRI, Daiana Silveira Colombo, o evento visa chamar a atenção das pessoas para os assuntos ambientais e, consequentemente os temas que os envolvem, principalmente, a conscientização. “Aproveitar o final de semana no parque para conhecer as várias práticas positivas em relação ao meio ambiente, que também envolverão empresas da região”, ressalta. Durante a iniciativa, empresas signatárias do movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) irão expor seus negócios e suas ações, relacionadas as práticas sustentáveis estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Construindo ações ambientais
As atividades desenvolvidas no Eco Festival buscam focar na natureza, qualidade de vida, corpo e mente saudáveis. Com isso, a DMACRI estabeleceu parcerias com os setores da prefeitura para realizar as ações. A Secretaria Municipal da Saúde participará com a auriculoterapia e a meditação. O Núcleo de Bem-Estar Animal está encarregado de levar os animais para adoção. Já a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) ficará responsável pela orientação referente à construção de bonecas de tecido. “Fomos em buscas de parceiros para colaborar com o evento. A DMACRI fará, também, a doação de mudas de árvores nativas”, comenta Daiana.
Na oficina de bonecas Abayomi, os interessados em participar não precisam se preocupar com os materiais, pois os recortes de tecidos estarão à disposição. Os participantes serão ensinados a construir uma boneca de maneira simples, com apenas nós e amarrações. “Além disso, ao mergulhar na rica cultura das bonecas Abayomi, os participantes serão expostos a uma parte valiosa do patrimônio afro-brasileiro, promovendo o respeito e a compreensão das diferentes tradições. Assim, essa atividade contribui para a educação, a conscientização e a celebração da interconexão entre práticas culturais e ambientais no contexto do Eco Festival”, evidencia a historiadora da FCC, Cinthia Franco.
Segundo Cinthia, a inclusão de atividades culturais e artísticas, como a oficina de bonecas Abayomi, em eventos como o Eco Festival, desempenha um papel fundamental na promoção de uma consciência mais ampla sobre a importância da sustentabilidade e da diversidade cultural. A historiadora destaca a oportunidade de aprender uma habilidade artesanal tradicional, e também o valor da reutilização de materiais, enfatizando a importância de reduzir o desperdício e adotar práticas sustentáveis.
Confira o cronograma de atividades do Eco Festival:
– Premiação do VI Concurso Fotográfico: 14h30
– Oficina de bonecas Abayomi: 14h às 15h
– Auriculoterapia e meditação: 14h30 às 15h30
– Doação de Animais: 14h às 16h30
– Doação de Mudas: 14h às 17h
Texto: Letícia Cardoso
Foto: Arquivo/Decom