Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos. Pensando nisso, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma reinaugurou a trilha do Parque Ecológico Municipal José Milanese, localizada no horto municipal.
A reinauguração da trilha foi uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) que, juntamente à Famcri, realizou a catalogação e identificação da fauna e flora presentes na trilha. “Encontramos mais de 80 espécies de animais presentes na trilha. Nessa catalogação envolvemos 12 alunos da graduação e pós-graduação que, com essa parceria, conseguiram conhecer na prática um pouco mais desse meio, trazendo o que eles aprendem em sala de aula para a prática”, explica a professora do curso de Ciências Biológicas, Mainara Figueiredo.
Além da trilha os alunos também tiveram a oportunidade de fazer o plantio de mudas de Aroeira. Também teve palestra sobre os animais presentes na trilha e um piquenique com brincadeiras no gramado.
De acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, a preservação tem sido a palavra-chave que motivou o mês do meio ambiente. “Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar”, alerta.
Estavam presentes no evento o 3º tenente do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), J. Pereira, e o vereador Salésio Lima, representando a Câmara de Vereadores. As atividades do mês do meio ambiente contam com o apoio da Unesc, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Lions Clube, 28° GAC, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), Polícia Militar Ambiental (PMA), Canal Auxiliar/Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Secretaria de Educação, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Vigilância Epidemiológica, Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), Defesa Civil, Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Gerência de Agricultura e Agronegócio, entre outras entidades.
Segunda-feira (18)
9h – Atividades realizadas no Parque Morro do Céu (sede Famcri) com a reinauguração/reativação do meliponário, implantação da composteira e minhocário pela Epagri. Apresentação do projeto Aromas na Escola, plantio de mudas nativas, limpeza do parque.
Quinta-feira (21)
9h – Colocação das ilhas filtrantes nos rios de Criciúma com estudantes do Cedup.