Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Maracajá recebe coordenadores municipais do Programa Penso, Logo Destino

Compartilhe:
biologa-gisele-dal-pont

O município de Maracajá recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 14/07, os coordenadores municipais da AMESC E AMREC, do Programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Também participaram do encontro, o coordenador estadual do Programa, Cícero Brasil, o gerente Regional do IMA, Marcos Fravo, e a coordenadora regional, Francine Menegali.

Os visitantes foram recepcionados no Centro de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Acendino José Capela, pelo prefeito de Maracajá, Anibal Brabila, pela bióloga e coordenadora do programa, Gisele Dal Pont, e pelo diretor de Turismo, Dilnei Fausto Borges.

O prefeito Brambila deu boas-vindas aos participantes e comentou que Maracajá se destaca na região, por ser um dos poucos municípios que realiza a coleta de lixo e faz a destinação correta dos materiais. Mas, para ele, ainda falta conscientização da população em fazer a separação correta do lixo doméstico. “Nosso objetivo é fazermos uma cidade limpa e sustentável, mas para isso é preciso que as pessoas colaborem, separando corretamente o lixo em o que é reciclável, orgânico e rejeito. Dessa forma, os materiais são aproveitados e realizamos a destinação correta de cada um”, explicou.

Brambila também enfatizou que os materiais recicláveis, são vendidos em leilões públicos. “Já promovemos três leilões, e conseguimos angariar mais de R$ 500 mil, e estes recursos faço questão de aplicar no Centro de Triagem, onde já adquirimos uma esteira nova e estamos concluindo a obra de um novo pavilhão, que irá estocar os materiais já separados. Por isso, a importância das pessoas colaborarem, pois o lixo vira recurso e benefício para a cidade”, argumentou.

A bióloga Gisele Dal Pont também detalhou todo processo da coleta seletiva, desde que iniciou até a atualidade. Um vídeo também prendeu a atenção dos participantes, pois  destacou todo processo,  trazendo depoimentos de moradores que aderiram a coleta seletiva e a compostagem.

Palestra  

O diretor executivo da Weee.do logística reversa de eletroeletrônicos, Mark Rae, que opera pela Gestora Green Eletron, explanou sobre a coleta correta de produtos eletrônicos. Além disso, ele parabenizou Maracajá pelo Centro de Triagem.

Logo após a palestra, foi definida estratégias para a realização da 1ª Campanha de Recolhimento de eletroeletrônicos, lâmpadas, baterias e pilhas. “Os municípios foram divididos, sendo que Maracajá estará junto com Arroio do Silva e Rincão na campanha. Com isso, os moradores de Maracajá que tiverem os materiais acima citados, podem levar no Centro de Triagem. Em setembro, no dia 27, haverá o recolhimento, que será feito pela Green Eletron”, explica a bióloga Gisele.

Programa

O programa  visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais. O ‘Penso, Logo Destino’ tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. A logística reversa constitui materiais tipo pneus, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, embalagens de lubrificantes, embalagens de agrotóxicos.

Jornalista: Carla Costa

Assessoria de Imprensa – Maracajá/SC

Deixe seu comentário: