Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Iniciativa tem o principal objetivo de reforçar a importância da prevenção desta doença que é uma das que mais matam no país
O dia 29 de outubro é lembrado em todo o mundo como o Dia Mundial do AVC. Uma data importante que tem o principal objetivo de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção de uma das doenças que mais matam no Brasil.
“O AVC hoje é a segunda causa de morte no nosso país e hoje sabemos que 90% dos AVC’s podem ser prevenidos. Controlar os fatores de risco, a pressão arterial, evitar o tabagismo, praticar exercícios regulares e manter um controle adequado da saúde pode evitar e prevenir que você seja o próximo a sofrer um AVC”, explica o médico neurologista do HSJosé, dr. Fernando Topanotti (CRM – 22270 | RQE – 18727).
De acordo com a responsável pela Unidade de AVC do HSJosé e diretora clínica da instituição, Dra. Gisele de Medeiros (CRM-8552 | RQE-3024), o tempo conta muito para a recuperação do AVC. Quanto mais cedo o paciente chega ao hospital, melhores são as chances de recuperação e menores as chances de sequelas. “O AVC tem tratamento e pode ser evitado. Se de repente você perder a fala, não conseguir se comunicar, perder o movimento de um braço, a perna paralisar e não conseguir mais caminhar ou de um momento para o outro não conseguir mais enxergar, ou até mesmo ter um desmaio que nunca teve, isso pode ser um sinal de AVC. É preciso procurar imediatamente um serviço médico hospitalar ou ligar para o 192 pedindo ajuda”, explica dra. Gisele.
Ação especial para celebrar a data
Para lembrar esta data importante, reforçar a necessidade de prevenção e incentivar a manter os hábitos saudáveis ao longo da vida, o Hospital São José de Criciúma irá promover uma ação especial das 8h às 16h, em frente a portaria central da instituição.
“Para o público externo iremos levar informações importantes sobre o reconhecimento precoce do AVC, tratamento e prevenção. Além disso, teremos também um espaço para as dicas de alimentação saudável e exercícios físicos. Estaremos com uma mesa de frutas no local para distribuir para quem participar das orientações e entregaremos folders orientativos sobre a doença”, explica a enfermeira Caroline Peruchi.
Já para os colaboradores, pacientes e acompanhantes internados na unidade de AVC do HSJosé, serão realizadas mini palestras com a equipe multiprofissional e momentos de descontração com apresentações de violão.
Text