Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Dinâmica que levou a sugestões foi realizada em encontro durante a reunião de diretoria da Acic nesta segunda-feira, 2
Quais as boas práticas que podem fomentar a inovação na região? Uma dinâmica que levou a sugestões foi realizada em encontro durante a reunião de diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) nesta segunda-feira, 2, na sede da entidade. Além dos diretores, participaram integrantes das recentes missões ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e a Portugal, empresários, representantes de startups e de instituições de ensino e demais convidados. O momento teve a facilitação do professor Diego Piovesan.
“Precisamos entender que a inovação é um universo plural e foi exatamente isso que tivemos, com a participação de todos esses agentes, com a diversidade de gêneros e de faixa etária”, afirma Piovesan.
Divididos em grupos, os participantes foram encorajados a apontar certezas, suposições e dúvidas, a partir da temática. Em seguida, a listar desafios para trabalhar a inovação no ambiente local e, depois, a compartilhar esses desafios.
Após refazer a formação, cada grupo trabalhou sobre um desafio e elencou as boas práticas. O primeiro, ao analisar a formação dos profissionais, citou a criação de projetos de empreendedorismo nas escolas, apresentando como exemplo o Prêmio Acic de Matemática e sugerindo outras competições, em áreas como a robótica, além das conexões entre empresas e estudantes.
Sobre como resgatar a autoestima da região e sensibilizar a comunidade sobre inovação, a sugestão é de que as boas práticas sejam valorizadas e a classe empresarial participe de mais missões fora da região para depois compartilhar essa experiência. E como reter talentos? O grupo de trabalho entende que é preciso integrar empresas e escolas, mantendo projetos interdisciplinares consistentes e contínuos.
Para o desafio de aproximar empresas tradicionais e startups, a proposição é realizar encontros mais frequentes, além de liderar rodadas de negócios. Como vocação para a região, foi colocado o crescer sustentável, com o debate ressaltando os benefícios de um planejamento regional, unindo agendas.
Para criar a cultura de inovação, a proposta é fomentá-la em todas os envolvidos no ecossistema, aliando colaboração e competição, na cocriação entre instituições de ensino, poder público e empresas.
“Agradecemos a presença de todos, ressaltando a importância da participação nesse debate. Temos que unir o ecossistema de forma geral, as entidades, as pessoas, só assim conseguiremos mudar e transformar”, entende o presidente da Acic, Moacir Dagostin.