Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O auditório Alfredo Michels ficou lotado para acompanhar o filme que conta a história do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, filho de Forquilhinha. Familiares, amigos e lideranças políticas e comunitárias prestigiaram a estreia do filme, exibido pela primeira vez em Santa Catarina. Esta iniciativa, da Câmara de Vereadores, faz parte do projeto Cinema na Câmara, idealizado pelo vereador Maciel da Soler (MDB).
“Coragem”. O título do filme era a maneira que Dom Paulo se despedia das pessoas, sempre no intuito de levar esperança ao povo brasileiro. O documentário foi escrito, produzido e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho, que iniciou a convivência com o cardeal em 1975. Ele teve acesso a documentos, cartas e reportagens, além de 200 horas de gravação, nove mil fotos e recortes de todos os jornais. “Desde esta época eu ouço falar de Forquilhinha, por isso estou muito honrado de estar aqui, mais uma vez, e para apresentar esse trabalho, com a história deste grande defensor dos direitos humanos, principalmente, no período do regime militar”, contou o jornalista.
O documentário, narrado pelo ator Paulo Betti, trouxe dezenas de depoimentos, inclusive de familiares de Forquilhinha. Para Lilian Arns, sobrinha do cardeal, esta é uma oportunidade de mais pessoas terem conhecimento desta história de lutas e desafios travados durante seus 95 anos de vida. “Ele era um ser humano incrível, uma pessoa que marcou a história do Brasil e por isso é uma emoção poder compartilhar com todo povo brasileiro essa obra”, ressaltou Lilian.
O filme é a primeira exibição do projeto Cinema na Câmara, que tem como objetivo abrir a casa legislativa para as escolas e as entidades do município. Ricardo Carvalho elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores. “Eu pesquisei e vi que esta é a única Câmara Municipal do país que tem um projeto cultural como este, abrindo as portas para a população”, reforçou o jornalista.
O presidente do legislativo, Maciel da Soler, ficou feliz com o público que, mesmo em uma noite chuvosa, saiu de casa para prestigiar o evento. “Cabe a nós, enquanto município, prestar esta homenagem a este grande homem já condecorado em tantas oportunidades, mas que precisava ser lembrado também em sua terra natal”, completou o presidente.