Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ex-vereador, Apolinário Tiscoski, foi homenageado por meio de Moção de Aplauso na Sessão Ordinária desta segunda-feira (5/11), em homenagem proposta pelo vereador e presidente da Casa, Julio Colombo (PSB), por ter sido um exemplo de homem público.
“Estamos fazendo com que essas pessoas sejam reconhecidas em vida. Pessoas que deixaram um grande legado para o município”, disse o autor da homenagem.
Apolinário foi eleito vereador em Criciúma em 1963 é o ex-vereador mais idoso do Município. Hoje, é um dos mais atuantes colaboradores da Catedral São José, onde atuou como paroquiano e ministro da comunhão.
O ex-parlamentar foi o primeiro Funcionário Público Federal e foi Gerente Regional dos Correios por 20 anos, construindo as sedes próprias de Criciúma, Araranguá, Turvo, Meleiro e Jaguaruna. Primeiro Intendente do Distrito de Forquilhinha, seus cinco anos de gestão foram fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da cidade vizinha, onde também foi comerciante por dez anos.
Foi Apolinário também quem criou a Praça dos Imigrantes Alemães e urbanizou a Avenida 25 de Julho, data marco da colonização alemã no Brasil. “Só tenho a agradecer que hoje pude chegar até aqui, trazido meus filhos, que estão em boa parte aqui comigo, onde em 1962 fui chamado, para junto com meu presidente Antonio Guglielmi Sobrinho, para fazer da Câmara. Foram os primeiros traços para traçar a minha cidade. Estou aqui há 50 anos, e vendo esta cidade crescer com toda força. Que prazer ver uma Criciúma tão grande e tão bonita”, comentou o homenageado.
Os vereadores também homenagearam na Sessão desta segunda-feira (5/11) o ex-vereador e ex-prefeito, Nelson Alexandrino. Na Moção de Aplauso proposta pelo vereador e presidente da Casa, Julio Colombo (PSB), o ex-parlamentar foi lembrado como exemplo de homem público.
Nelson chegou a Criciúma ainda garoto. Começou a participar da vida política da cidade pelo PSD – Partido Social Democrático, pelo qual em 1958 foi eleito vereador e, em 1962, reeleito. Foi Presidente da Câmara Municipal entre 1959 e 1960.
Após a passagem pela Câmara, foi eleito Prefeito de Criciúma para administrar a cidade entre 1970 e 1973, sua gestão foi uma das mais marcantes da história do Município já que instituiu os símbolos oficiais do Município: a bandeira, o hino e o brasão de armas. Fundou a Associação dos Municípios do Sul do Estado de Santa Catarina, que originou a AMREC e AMESC.
Nelson foi responsável ainda por levar a cidade à BR-101 via Bairros São Luiz/Quarta Linha. Realizou o primeiro levantamento fotogramétrico da cidade, inédita avaliação dos imóveis localizados no Município e elaborou o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da cidade, que planejou Criciúma para o futuro e o projeto da avenida axial, hoje Avenida Centenário.
“É uma emoção muito grande vir a Criciúma para receber homenagem dos meus pares, é algo que não tem preço. Eu tive duas gestões como vereador. Vocês, por favor, não esmoreçam, continuem na luta por tudo o que puder fazer. Se aceitamos uma missão, tem que ser cumprida e vocês estão aqui porque almejaram isso”, recordou de ações desenvolvidas à época e conquistas.