Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com variedades de itens e produtores, a 11ª edição da AgroPonte contará mais uma vez com um estande de produtos orgânicos. Os empreendedores irão comercializar seus insumos, como balas de banana, doces, farinhas, bolos, kombuchas e frutas livres de agrotóxicos.
Todos os participantes do estande de produtos orgânicos possuem um selo que garante a organicidade do produto. Para o empreendedor adquirir a certificação é necessário seguir diversos requisitos orientados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“A importância do selo está na segurança para o consumidor que adquire um alimento produzido por uma família que participou de um processo de certificação, recebendo orientações. A AgroPonte é importante para aproximar produtores e clientes, oportunizando troca de informações e gerando novos negócios”, afirma o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Saymon Antonio Dela Bruna Zeferino.
Os produtos da Ciranda Sabores Orgânicos são feitos pela família da agricultora e empreendedora Loiva Perdona, de Criciúma, sendo que a sua agroindústria familiar e seus produtos são certificados desde 2006 com o selo orgânico. “É um cuidado com a saúde do meio ambiente e das pessoas que consomem nossos produtos, pois são livres de agrotóxicos e também trazer saúde para a minha família que trabalha em um ambiente limpo”, comenta.
Ela participa da AgroPonte desde a primeira edição e ressalta a importância da feira para o Sul de Santa Catarina. “São realizados grandes negócios durante a AgroPonte. É um local que abre grandes portas para os produtores”, observa.
Já Patrícia Alves é a criadora da Benvita Kombucha, única empresa de Criciúma que produz a bebida certificada pelo Ministério da Agricultura e a única do Extremo Sul com selo orgânico . “A empresa existe há dois anos, porém faz um ano que participamos do grupo de certificação dos orgânicos, mas estamos certificados oficialmente há um mês”, explica. “Ser um produtor orgânico, é ser um cidadão que se importa com uma sociedade mais saudável, com um meio ambiente mais limpo, que valoriza a agricultura familiar e os princípios de vida melhor”, completa.
Conforme Patrícia, em 2021 a empresa participou da AgroPonte. “No último ano, a feira proporcionou momentos de interação com nosso público com a finalidade de apresentar o produto que muita gente não conhece e também mostrar quem está por trás da nossa marca, criando mais proximidade com os clientes. E essa edição não será diferente, muito mais que vendas são os contatos que fazemos durante o evento”, observa. Além de Patrícia, a Benvita Kombucha é composta por familiares, e pela prima, Jadna Alves, que também ajudou a criar a empresa.
Outro empreendimento que estará na AgroPonte com o selo orgânico é a Marini Produtos Coloniais de Nova Veneza. “Estaremos oferecendo farinha de milho extra fina, mas devemos também estar com fubá. Nosso empreendimento já existe há 38 anos e depois de dois anos de espera neste mês de julho conseguimos o selo orgânico”, conta o proprietário da empresa, Paulo César Marini.
Segundo Marini, turistas de todos os lugares do país que visitam Nova Veneza e também a AgroPonte buscam por produtos orgânicos. “Atualmente as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e optando por empresas com o selo orgânico. Nós já participamos da feira com a nossa linha colonial, mas com a parte orgânica será a primeira vez e estamos ansiosos”, pontua.
A AgroPonte será realizada de 17 a 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.
Texto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação
Fotos: Divulgação