Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Evento apontará os campeões brasileiros das categorias Sub-16 e Sub-18
O grupo de xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX)/Nações/Unesc/Librelato embarcou na manhã dessa quinta-feira (01) para Florianópolis. Na cidade, os atletas disputarão o Festival Nacional da Juventude (Fenaj). O torneio definirá campeões nacionais em categorias juvenis, e vale pontos no Rating da Federação Internacional de Xadrez. As partidas ocorrerão entre os dias 01 e 04 de julho, no Hotel Faial Prime Suites.
Criciúma terá dois representantes, Maria Clara da Silveira Senger, competindo no sub-16 feminino, e Alessandro Mathias Machado, no sub-16 masculino. Maria Clara começou na modalidade com seis anos, treinando juntamente com seu pai e também atleta, Marcelo Senger. A jovem tem como título mais recente o vice-campeonato estadual, na mesma categoria. Já Alessandro iniciou sua trajetória no esporte há quatro anos, colecionando diversas medalhas, além de se destacar na Olimpíada Brasileira de Matemática, com o 2º lugar.
“Ambos estão classificados para o Pan-americano e o festival será um importante espaço de treinamento para eles”, contou o coordenador de xadrez de Criciúma, Claudionor Pirola. O treinador sinaliza que o evento será uma experiência positiva. “Mesmo jogando em categorias acima de suas idades, acreditamos que farão uma boa campanha”, concluiu.
O torneio é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez e pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), dentre outras entidades. Segundo consta no regulamento, procedimentos sanitários como o uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as mesas, e disponibilização de álcool 70% são algumas das medidas adotadas para os confrontos.
Samuel Borges – Decom