Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Atividade é desenvolvida na disciplina de Jornalismo e Profissão, com a turma da 1ª fase
Eles ingressaram há pouco na graduação, mas já estão desempenhando a prática da entrevista. Os acadêmicos da 1ª fase de Jornalismo da UniSatc participam do projeto “Veículos de Comunicação e a rotina de produção dos jornalistas”. A atividade, desenvolvida na disciplina de Jornalismo e Profissão, com a professora Lize Búrigo, já trouxe o debate para a sala de aula.
“A ideia é fazer com que os acadêmicos tenham contato com profissionais da área e por meio de seus depoimentos conheçam as rotinas de produções jornalísticas de cada veículo”, afirmou Lize.
Entre os acadêmicos a atividade contou com a participação do estudante Laélio Inácio que, apesar de ser portador de deficiência visual, enfrentou as câmeras de televisão e fez uma entrevista com a jornalista Eliane Gonçalves, ao lado da colega Natália Chaves Pinto. “Foi uma experiência válida. Estava um pouco nervoso, porque é tudo muito novo, um ambiente desconhecido. Mas deu tudo certo. Tive que tomar cuidado para não virar o rosto em direção ao som, já que nos guiamos por ele, e ficar com o rosto fixado na câmera”, ponderou Laélio.
A série de entrevistas já contou com a mídia impressa, com o jornalista Erik Borges, que atua no jornal Tribuna de Notícias. Outros profissionais também vão participar, envolvendo as áreas de rádio, assessoria de imprensa e portal de notícias.
“Ser jornalista nos proporciona muitas possibilidades de trabalho, e essa atividade vem para mostrar aos nossos estudantes algumas das possibilidades que o mercado tem para oferecer. Também estão sendo desenvolvidas técnicas de entrevista, além de o primeiro contato, com microfones, câmeras e roteiros de produção”, ressaltou a professora.
As atividades são dinâmicas, desenvolvidas no estúdio de TV e com transmissão no canal do curso de Jornalismo UniSatc no Youtube, e também no estúdio de rádio. As ações vêm reforçar uma das propostas do Centro Universitário, que estimula a aula prática como ferramenta importante no aprendizado dos acadêmicos. “Não abdicamos da parte prática, é nisso que acreditamos e é isso que procuramos trazer para nossas aulas, tomando os cuidados necessários. Continuamos com a proposta do aprender fazendo”, reforça o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
Assessoria de Imprensa da Satc