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Procon catarinense recebe 99 reclamações por preços abusivos

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O Procon de Santa Catarina contabilizou 99 denúncias por preços abusivos devido a greve dos caminhoneiros até a terça-feira, 29 de maio. Destas reclamações feitas pelo telefone 151, 77 foram de combustível, 13 de supermercados, seis de gás de cozinha (Gás Liquefeito do Petróleo, GLP) e três de outros produtos ou serviços.

O diretor do Procon-SC, Michael da Silva, informou que o órgão está apurando as denúncias de cada caso e se forem comprovados os aumentos abusivos, os estabelecimentos podem ser multados e sofrer outras sansões, como aconteceu em alguns postos de combustível na última semana. “Orientamos os consumidores que fiquem atentos, comparem os preços praticados pelos estabelecimentos e denunciem. No caso dos combustíveis, é importante ainda verificar se o valor divulgado é o mesmo que está sendo praticado na bomba”, explicou.

Ações

O diretor Michael relatou que na última sexta-feira, dia 25, se reuniu com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais da Grande Florianópolis (Sindópolis), para que seja inibido qualquer reajuste no preço do combustível quando reiniciar o reabastecimento na região. O Procon/SC também emitiu nota ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina autorizando os estabelecimentos a limitarem a quantidade de litro de combustível por cliente, visando atender o maior número de consumidores.

Em conjunto com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), ainda na última quinta-feira, dia 24, o Procon/SC emitiu recomendação técnica aos estabelecimentos comerciais, informando ser possível limitar a quantidade de produtos por consumidor frente aos atuais acontecimentos, desde que tenha a informação clara e precisa e que não haja aumento de preço.

Ainda devido ao elevado número de reclamações, quanto ao aumento do GLP, o Procon/SC emitiu ofício circular aos Procons Municipais, para que realizem levantamento e atos fiscalizatórios sobre a venda do gás.

Como denunciar

Para denunciar o consumidor pode ligar para o telefone 151 do Procon estadual, pelo site www.procon.sc.gov.br ou ainda em um dos 95 Procons municipais.

Francisca D’altoé – Secretaria de Estado de Comunicação

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