Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No HSJosé, iniciativa realizada com os colaboradores demonstra a importância da ação para a manutenção da saúde
A higienização das mãos sempre foi uma ação fundamental para prevenir a proliferação das doenças, no entanto, este ato tão importante ganhou ainda mais evidência com a pandemia da Covid-19, já que é uma das formas mais seguras de evitar o contato com o coronavírus. Antes da declaração da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia instituído o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.
“A higiene das mãos é a técnica primária mais importante para evitar infecções relacionadas à assistência à saúde. Tem sido considerada como pilar da prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aí as transmissões cruzadas de microorganismos multirresistentes”, explica a explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HSJosé, Rita Lindemann.
Além disso, a ação também evita doenças secundárias como infecções no trato urinário, pulmonar, nos dispositivos utilizados como caráteres e na corrente sanguínea.
“Com a pandemia tivemos um aumento considerável da higiene das mãos, tanto dos profissionais de saúde, como os de apoio e também da sociedade de modo geral. Podemos perceber que os acompanhantes e visitantes também aderiram à técnica com a preocupação da disseminação da Covid-19”, enaltece a enfermeira.
Este dia especial tem o principal objetivo de lembrar os profissionais, pacientes e população que a higiene das mãos é a forma mais rápida e muito eficaz para evitar infecções e doenças infectocontagiosas.
Ação especial irá reforçar a importância da data
Durante esta quarta-feira, dia 5, uma ação irá reforçar a importância da higienização das mãos no Hospital São José de Criciúma. “A iniciativa será realizada na entrada dos funcionários e nos setores, faremos questionários aos colaboradores e quem acertar ganhará brindes para incentivar as boas práticas e lembrar o Dia mundial da Higienização das Mãos. Tivemos também o apoio do Grêmio de Funcionários do Hospital que nos cedeu os brindes para a realização desta ação”, garante a especialista.
Jéssica Pereira
Assessora de Comunicação