Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ao realizar um balanço do primeiro turno das Eleições Gerais de 2018 , a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, declarou que foi definido que os candidatos Jair Bolsonaro, da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB), e Fernando Haddad, da Coligação O Povo Feliz de Novo (PT/PC do B/PROS), disputarão o segundo turno das eleições presidenciais em 28 de outubro.
Com 99,99% das urnas apuradas, o candidato Jair Bolsonaro soma 46,03% dos votos válidos, o que corresponde a 49.275.358 votos, e o candidato Fernando Haddad tem 29,287%, que equivale a 31.341.839 votos.
No balanço da votação, a ministra Rosa Weber destacou que o primeiro turno das eleições deste ano transcorreu com a normalidade esperada, tendo a Justiça Eleitoral cumprido o seu papel e realizado o trabalho para o qual se preparou, com o zelo de seus servidores. A magistrada afirmou que a Justiça Eleitoral entregou ao povo brasileiro um resultado célere e dentro da mais absoluta tranquilidade. “Estamos terminando hoje a primeira etapa da festa da democracia”, disse a ministra.
Com base na totalização de dados, houve uma abstenção de 20,32% do eleitorado, o que representa um pequeno aumento em relação às eleições gerais de 2014, quando a abstenção alcançou 19,39%.
Os dados registram ainda que 117.362.096 eleitores compareceram às urnas, o que correspondia a 79,68% do eleitorado. Pelos dados finais da eleição de 2014, o comparecimento atingiu 80,61%.
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou que, para assegurar a tranquilidade nas eleições deste domingo, foi mobilizado um contingente, que envolveu efetivos policiais militares e federais da ordem de 330 mil pessoas e uma frota de 35 mil veículos em todo o território nacional. O ministro comunicou que, de sexta-feira até este domingo, foram registradas 1.848 ocorrências, o que resultou em aproximadamente 500 detenções.
Nas investigações que a Polícia Federal realizou, foram lavrados 220 termos circunstanciados, instaurados 51 inquéritos, 389 pessoas foram conduzidas para prestar depoimento e 160 pessoas foram apreendidas. “Esses números atestam que este pleito transcorreu em paz, com tranquilidade, com efetividade e que a vontade do povo brasileiro foi respeitada”, disse Jungmann.
O ministro ressaltou que aqueles que tentaram induzir a possibilidade de fraude do sistema eletrônico de votação foram ou estão sendo investigados. Jungmann informou que essas pessoas serão denunciadas e punidas. “Nós não encontramos, até o presente momento, nenhum indicador de que essas fake news, que viralizaram, tenham qualquer base fática ou real”, destacou o ministro.
A ministra Rosa Weber comunicou que as Forças Federais foram solicitadas para assegurar a ordem e a segurança em 513 localidades de 11 estados nestas eleições, contra 172 localidades de cinco estados em 2014.
Ao final da entrevista, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, agradeceu o empenho dos ministros da Corte, dos desembargadores e juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral, bem como do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Advocacia-Geral da União (AGU). Ela também ressaltou o empenho das forças federais e agradeceu os cerca de dois milhões de mesários, os veículos de comunicação nacionais e estrangeiros e todos os cidadãos e colaboradores que contribuíram com a Justiça Eleitoral para o sucesso das eleições.
A ministra informou que 2.071.766 mesários trabalharam no primeiro turno das eleições. Desses mesários, 65% são mulheres e 41,03% são voluntários. “Um trabalho e um exercício de cidadania que nos encanta”, destacou a magistrada.
“Realizamos eleições limpas, serenas, transparentes, agéis, que permitem que, ao final da jornada, a soberania popular tenha se expressado de uma forma consciente e atendendo aos anseios da maioria”, disse Rosa Weber.
A ministra agradeceu também a Missão de Observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), na pessoa da chefe da delegação Laura Chinchilla, que fez um acompanhamento meticuloso das eleições deste domingo. A presidente do TSE informou que 36 visitantes internacionais de 16 países também acompanharam o desenrolar da eleição.