Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Aula prática envolve estudantes e detalha todos os processos de uma linha produtiva

Compartilhe:
leonardoferreira_unesc-20

Momento teve orientações da Sala de Situação e a garantia do uso das máscaras, protetores faciais em acrílico, luvas e álcool 70%  

Aprender de forma profunda todo contexto de uma linha de montagem é parte fundamental da formação do engenheiro de produção, e sair da teoria para perceber todos os detalhes na prática faz toda a diferença. A experiência foi vivida pelos estudantes da primeira fase do curso de Engenharia de Produção da Unesc. No Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, duas sessões foram organizadas para um desafio na noite desta segunda-feira (3/5).

O produto final era simples, um robô de lego montado em cinco partes. Mas a dinâmica trazia consigo uma riqueza de detalhes. “Foi a simulação de um sistema com entregas distintas do lote final, iniciando com quatro e concluindo com um robô. Nossos estudantes montaram o sistema de produção e organizaram a linha de montagem com quatro processos: pés, corpo, tronco e por último cabeça e boné”, explicou Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso e professor da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção.

A partir da atividade, conforme o docente, os participantes agregaram importantes conhecimentos para toda a graduação. “Eles podem enxergar uma série de conceitos que os acompanharam até o final da jornada na Universidade”, completou o professor.

Ao longo do desenvolvimento, o tamanho da linha de produção foi sendo reduzido em etapas e tudo foi cronometrado, para que os estudantes entendessem a importância de organização, aproveitamento de recursos e qualidade. A equipe que obteve melhor resultado diante destes elementos foi premiada com pipocas e doces.

A dinâmica foi executada em conjunto com a disciplina Organização, Sistemas e Métodos, ministrada pela professora Ana Paula Silva dos Santos. Nestas aulas, os alunos são introduzidos à visão organizacional. “São conhecimentos que abordam desde a estrutura até o funcionamento. Eles aprendem sobre organograma, hierarquização e até mesmo processos e suas interpretações diante da construção de fluxograma. Tanto na teoria quanto na prática, as disciplinas se complementam. Há muito em comum. Uma introduz os alunos ao contexto de curso e a outra vira base”, pontuou Ana Paula.

Após a dinâmica de montagem, os estudantes também receberam lições sobre o sistema 5s, com o objetivo de reforçar a importância da organização e assertividade. “Um grupo recebeu instruções detalhadas para a montagem de uma casa. O outro recebeu um projeto com pouquíssimas informações. Como resultado final esperado, foi possível perceber os diferentes impactos”, completou a professora.

O momento recebeu as orientações da Sala de Situação e os estudantes receberam luvas, álcool 70%, máscaras e protetores faciais em acrílico, além do distanciamento entre os postos de aprendizado. Para quem optou por assistir de casa, houve transmissão virtual pelo Google Meet. Como a aula foi dividida, enquanto um dos professores orientava o segundo transmitia com mais detalhes usando um celular.

Assessoria de Imprensa Unesc

Fotos: Leonardo Ferreira

Deixe seu comentário: