Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Turma preparou momento especial para entregar mudas ao Hospital São José
Mais que doação de mudas de árvores, crianças ressaltam a importância do ato de respirar. Elas podem ser pequenas no tamanho, mas prestam atenção a tudo que ocorre ao seu redor. E foi isso que a turma “Arco-íris”, do Infantil IV do Colégio Satc, mostrou mais uma vez ao lembrar que as pessoas que lutam contra a Covid-19 têm dificuldades para respirar.
“Tudo começou em um passeio pela escola, para observar as plantas. Entre elas foi surgindo naturalmente a importância do oxigênio, da respiração e de como os pacientes que estão doentes não conseguem respirar o ar das plantas”, lembrou a professora Giovana Pagani Daleffe.
Foi a partir disso que a turma quis ajudar. A Fundação de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) doou mudas de árvores que foram entregues à equipe do Hospital São José, de Criciúma.
“As crianças socializaram suas aprendizagens sobre o desenvolvimento das plantas, produção de oxigênio e outras vivências. Mas, principalmente, mostraram a habilidade de empatia, essencial para o desenvolvimento socioemocional deles”, ponderou Giovana.
As mudas foram entregues para a diretora do Hospital São José, irmã Isolene Lofi. “É muito importante que todos nós continuemos cuidando de nós e também dos outros, por meio do uso de máscaras e lavagem das mãos”, afirmou. Junto com cada planta foi também um desenho produzido por cada uma das crianças. A turminha também realizou o plantio de uma muda de acerola no pátio da educação infantil.
Projeto estimula novos cientistas
A atividade com a entrega das mudas foi uma das realizadas no projeto “Pequenos cientistas, descobertas do universo”. A intenção da professora Giovana e da auxiliar pedagógica Suelen Marcello Luiz, é fazer com que os alunos observem a natureza como um território fértil e que proporcione novas experiências.
“Acreditamos que natureza e crianças devem crescer juntas”, ressaltou a professora. No passeio pela escola, os pequenos puderam observar as plantas, ver as características de cada uma, suas funções e diferenças.
Assessoria de Imprensa da Satc