Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Agosto Dourado: inicia mês de incentivo ao aleitamento materno

Compartilhe:
semana-mundial-da-amamentacao

Programação prevê, além de outras atrações, 5ª Mamaço de Criciúma no sábado (4), na Praça Nereu Ramos

A amamentação traz benefícios que vão além dos aspectos nutricionais. É um momento único de ligação entre mãe e filho. Para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno desde as primeiras horas de vida até os seis meses de idade, a Secretaria de Saúde promove o Agosto Dourado.

Dentre a programação do mês, Criciúma inicia aderindo à Semana Mundial da Amamentação, entre os dias 1º e 7 de agosto. O tema deste ano é ‘Amamentação: O Alicerce da Vida’. A campanha tem o objetivo de informar à população que o aleitamento está diretamente ligado à segurança alimentar e à redução da pobreza.

De acordo com a coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez, o Agosto Dourado também se propõe a envolver todos os setores da sociedade. “A amamentação exclusiva no peito até o sexto mês reforça a saúde nutricional, autoestima, inteligência, imunidade e a saúde emocional da criança. Para as mulheres, previne o câncer de colo de útero e de mama, além de diminuir a incidência de depressão pós-parto”, orienta.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), se a maioria das crianças do mundo fosse amamentada, seria possível salvar a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos de idade, e cerca de 20 mil mulheres anualmente. A OMS também divulgou que somente 38% dos bebês são amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. E destes, apenas 32% continuam sendo amamentados até os dois anos.

Atividades do Agosto Dourado

A Secretaria de Saúde vai promover diversas atividades durante todo mês de agosto. A programação é para salientar a proteção e o apoio à mulher que amamenta. Na quarta-feira (1º), haverá a abertura com duas ações: 1º Concurso de cartazes de agentes comunitários de saúde sobre o aleitamento materno; e inscrições para o ‘Curso municipal de boas práticas em aleitamento materno para profissionais de saúde’.

Com 35 vagas disponíveis, a inscrição pode ser feita pelo e-mail educacaopermanente.pmcsaude@gmail.com, até 20 de agosto. A capacitação ocorre nos dias 27 e 28 de agosto.

No sábado (4), será realizado o 5º Mamaço de Criciúma, na Praça Nereu Ramos, a partir das 10h. Entre segunda-feira (6) e sexta-feira (10) haverá atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O resultado do 1º Concurso de Cartazes de Apoio ao Aleitamento Materno será divulgado entre os dias 20 e 24 de agosto.

“O leite humano é o alimento padrão ouro às crianças desde o nascimento até os dois anos. Vamos buscar parceiros éticos e mostrar o porquê de a amamentação ser fundamental para a vida. Precisamos trabalhar em conjunto divulgando a importância dessa prática e a necessidade de protegê-la”, ressalta.

Redação – Ana de Mattia

Deixe seu comentário: