Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Iniciativa busca conscientizar os pequenos sobre os cuidados em ambientes aquáticos
Pela primeira vez o 4° Batalhão dos Bombeiros Militar de Criciúma (4° BBM), realizou o Projeto Golfinho nas 25 cidades pertencentes ao 4° BBM. A ação formou ao todo 2988 crianças, conscientizando os pequenos sobre os cuidados que devem ser tomados em ambientes aquáticos.
A iniciativa tem como foco a prevenção, pois considerando o número de acidentes ligados aos banhos de mar, piscinas e rios, o afogamento é a maior causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos de idade e a terceira maior em crianças de 5 a 14 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, enfatizou a importância do programa ser passado para os pequenos. “A gente sempre busca evitar ao máximo qualquer tipo de acidente, mas com a chegada do verão, o número de afogamentos tende a subir e esse projeto nos ajuda a aumentar a nossa rede de prevenção, consequentemente evitando ocorrências que poderiam ter sido impedidas”, reforçou.
Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, o projeto formou crianças das turmas de 4° ano, em mais de 50 escolas, divididas entre os municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e da Região Carbonífera (Amrec). Neste ano a ação já encerrou nas escolas, mas a expectativa é que continue em 2024. “A intenção é manter o projeto em todas as cidades da circunscrição do batalhão e se possível aumentar ainda mais o número de golfinhos”, ressalta o comandante do 4º BBM.
Durante a Operação Veraneio, a ação vai ser realizada nas cinco praias monitoradas pelo batalhão: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres. O cronograma do projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais @cbmsc.criciuma e @cbmsc.amesc ou junto aos postos de guarda-vidas.
É importante destacar que além do apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o projeto nos municípios contou com o apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Farben S/A Indústria Química, Sicoob Credija, Madekiko Madeireira e Materiais de Construção e também das prefeituras municipais de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Içara, Jacinto Machado, Morro da Fumaça, Passo de Torres, São João do Sul e Sombrio, que doaram os kits usados no projeto.
Texto: Estagiária Edna Schmitz
Fotos: Divulgação/CBMSC