Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os vinte novos prestadores de serviço de técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Santa Catarina participaram da capacitação sobre “Diagnóstico e controle da brucelose, tuberculose e encefalopatia espongiforme dos bovinos do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT”, realizada recentemente em Assaí (PR). A iniciativa integra o Projeto Desenvolvimento da Bovinocultura Catarinense do Sistema FAESC/SENAR-SC em parceria com o SEBRAE.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que o Projeto desenvolvimento da Pecuária Catarinense tem por objetivo promover o desenvolvimento da pecuária leiteira com avaliação da sanidade do rebanho para certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose. “Com isso, contribui para melhoria da qualidade e sanidade do rebanho leiteiro e lucratividade do produtor rural”.
Com o programa é possível avaliar a sanidade do rebanho visando a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose; promover o desenvolvimento da pecuária catarinense fortalecendo a cadeia produtiva com a melhoria significativa da qualidade do rebanho leiteiro; melhorar a renda do produtor pela agregação de valor ao preço do leite e animais certificados, além de melhorar o status sanitário de Santa Catarina para abertura de novos mercados com a exportação de lácteos catarinenses.
“Nosso objetivo é manter o nível de excelência na sanidade animal. A erradicação da brucelose e da tuberculose bovina é fundamental para fortalecer o agronegócio agregar valor à pecuária de corte e de leite. Seguimos firmes e fortes em todas as ações que possam garantir mais um reconhecimento internacional ao Estado que já é declarado área livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica”, destacou Pedrozo ao observar a importância dos prestadores de serviço da ATeG estarem sempre atualizados para orientar os produtores da melhor maneira possível.
O treinamento possibilita a habilitação de médicos veterinários junto ao PNCEBT e abordou temas que envolvem teoria e prática sobre tuberculose, propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica, teoria brucelose em bovinos e bubalinos, prática de testes em Brucelose, discussão de resultados, prática leitura testes de tuberculina, discussão geral e aplicação de avaliação, entre outros.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, destaca que o programa visa atender as propriedades assistidas pelo programa ATeG e que queiram certificar a propriedade como Livre de Brucelose e Tuberculose. Segundo ele, o programa custeará parte das despesas com a execução dos exames Brucelose e Tuberculose em todo rebanho bovino/bubalino de propriedades atendidas no programa.
SOBRE A ATEG
A coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferece assistência técnica e gerencial que permite acompanhar as atividades dos produtores de gado para auxiliá-los na tomada de decisões, no planejamento das propriedades e nas ações práticas da produção. Segundo ela, os produtores contam com acompanhamento mensal feito por um técnico em sua propriedade, além de todo o suporte da equipe de supervisores regionais e supervisores técnicos da ATeG.
Zanluchi enfatiza que os efeitos da assistência técnica e gerencial revelam a importância do programa para fortalecer a pecuária de corte e de leite em Santa Catarina. “Com a ATeG os produtores estão investindo em novas técnicas de gestão, controle e tecnologias, além de outras inovações que vêm trazendo excelentes resultados tanto no melhoramento genético do rebanho quanto no aperfeiçoamento do nível de gestão e produtividade, beneficiando toda a cadeia produtiva”.