Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Forquilhinha agora conta com um brasão, que servirá como símbolo de identificação. Para desenvolver esta identidade é necessário levar em consideração alguns pontos importantes, além da harmonia, elementos como padroeiro, região, cultura, espiritualidade e, principalmente, a caminhada da igreja são fundamentais. O brasão foi desenvolvido pelo designer gráfico Leonardo Teixeira, que é membro da Pastoral da Comunicação, e ele explica como chegou ao desenho final. “Como eu nunca havia feito um brasão antes, pedi ajuda a um amigo especialista, além de fazer muitas pesquisas. Então, percebi que é quase uma ciência, tem muitas regras a serem seguidas, pois é uma arte muito antiga”.
O brasão, também conhecido como brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Geralmente tem como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus a heráldica eclesiástica, ou a arte, traz uma simbologia própria que identifica a paróquia. O padre Tiago Comin ressalta a importância deste brasão. “Umas das coisas mais bonitas na Igreja Católica é a grande simbologia em seus ritos, objetos e arquitetura. Tal simbologia já vem de uma longa tradição, cujas raízes estão nos primeiros séculos do cristianismo. Por isso, uma das manifestações da riqueza e força espirituais da Igreja Católica é a fecundidade em traduzir o sobrenatural em expressões simbólicas”.
O novo Código de Direito Canônico, de 1983, indica o uso de um brasão nos documentos paroquiais. “Este brasão é de uso exclusivo da nossa paróquia e estará em documentos oficiais expedidos pelo Pároco e pela Secretaria Paroquial, na fachada dos edifícios e estruturas paroquiais para identificar o seu patrimônio, em textos e materiais de uso das pastorais, serviços, grupos e movimentos”, finaliza padre Tiago.
O significado está nos detalhes
O brasão traz um escudo tripartido, em alusão à Santíssima Trindade, está na cor prata (branco) e representa a pureza do Sagrado Coração de Jesus e abaixo, com base em vermelho, lembrando o sangue, o amor de Cristo, derramado na Cruz.
O lírio representa o padroeiro da Diocese de Criciúma, São José.
As 12 estrelas em vermelho representam as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque.
No terceiro campo, em vermelho, o Sagrado Coração de Jesus com esplendor dourado, padroeiro da Paróquia.
Já a partição, em azul, simboliza o encontro dos rios São Bento e Mãe Luzia, que dá nome ao município. Além disso, representa a água que jorra do Sagrado Coração de Jesus na Cruz.
Em timbre e de ouro, a Cruz processional, que normalmente acompanha os brasões paroquiais dentro da hierarquia eclesiástica. Representa o seguimento de Jesus Cristo Crucificado, fundamento da nossa fé e sinal de salvação.