Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Dados da Organização Mundial da Saúde relatam que 5,8 por cento dos brasileiros sofre com esse transtorno
Informações divulgadas no último relatório da Organização Mundial da Saúde colocam o Brasil em primeiro lugar entre os países com mais casos de depressão. Além disso, apenas no país, 5,8 por cento da população sofre com os sintomas da doença que ainda é tabu em muitas famílias e comunidades.
Mal interpretadas e muitas vezes incompreendidas, as pessoas que convivem com a depressão passam por momentos difíceis. Tudo isso se torna ainda mais prejudicial quando um dos desafios a ser enfrentado é o preconceito. “Quem olha de fora, pode até pensar que é ‘coisa da cabeça’, que é algo fácil de superar ou diminuir, mas a depressão é uma doença séria e merece tratamento e acompanhamento com especialista”, garante a médica psiquiatra, Simone Lespinasse.
Para quem ainda não conhece a doença, Simone dá dicas para que os primeiros sintomas da depressão sejam percebidos logo nos primeiros estágios. “O comportamento da pessoa diz sempre muito sobre ela. É preciso estar atento às mudanças de humor, ao ato de querer se isolar do mundo e dos amigos. Quanto antes essa pessoas for acolhida e entendida, mais breve será o tratamento”, ensina.
Apesar dos avanços tecnológicos e das novidades na medicina, para Simone um dos principais pilares no processo de cura da doença é o diálogo. “Falar sobre os sentimentos é sempre importante e pode salvar vidas”, aconselha.
Para a médica a rotina atribulada e cada vez mais exigente da sociedade é um dos fatores que contribui para o aumento no número de casos. “As pessoas exigem que tenhamos uma vida perfeita no trabalho, em casa, com a família. Essa série de cobranças acaba abalando muitas pessoas emocionalmente”, conclui Simone