Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta segunda-feira (31/05) lembramos o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em alusão à data, integrantes do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo participaram do horário político, a pedido da Frente Parlamentar Sobre Drogas e Saúde Mental, para falar sobre a importância da data.
A coordenadora do programa, Quéli Seifert, falou sobre o trabalho desenvolvido na cidade com pessoas que desejam abandonar o vício do cigarro. “O programa segue os preceitos do INCA. No primeiro mês, a pessoa participa de 4 sessões, uma por semana. Depois disso, os encontros passam a ser quinzenais e depois a cada mês. Cada encontro leva aproximadamente 1 hora”, comentou.
“Estima-se que 428 pessoas morrem no Brasil, por dia, em decorrência do consumo do tabaco. Isso, aliado ao momento de pandemia, causa um cenário bem complexo. Em contrapartida, 60% dos fumantes, segundo a OMS, querem parar de fumar. O SUS está aqui para atender esta demanda, os profissionais de saúde estão aqui para atender essas pessoas que querem parar de fumar”, pontuou a farmacêutica, Maria Helena Peruch.
Devido à pandemia, os profissionais do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo têm trabalhado de uma forma diferente. “Com os tratamentos individualizados, acredito que seja uma alternativa neste momento. Uma alternativa que a Secretária Municipal de Saúde encontrou para os grupos, foi fazer este acompanhamento das pessoas que têm interesse, pois muitos querem, mas não sabem por onde começar”, ressaltou a farmacêutica, Larissa Batista.
Quer parar de fumar?
O tratamento é gratuito e oferecido em determinadas Unidades de Saúde. Para participar, acesse criciuma.sc.gov.br e busque pela aba ‘Grupo de Tabagismo’, ali é possível realizar cadastro para atendimento. Se preferir, ligue (48) 3431-0200.
Clara Fernandes – Decom