Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo do Município de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Saúde deu início nesta terça-feira, dia 25/05, a vacinação contra a COVID-19, em pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos. Além disso, segue também a imunização em idosos com 60 anos ou mais.
Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) todas as cidades catarinenses foram autorizadas a intensificar a vacinação em pessoas com comorbidades. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em pessoas de 18 a 59 anos, com comorbidades e deficiências permanentes. “Estamos fazendo uma ampla divulgação para alcançarmos a meta para este grupo prioritário. Salientando que as pessoas que possuem comorbidades possuem um risco maior de desenvolverem de forma grave a doença”, argumenta a diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves.
As pessoas que se enquadram nos grupos mencionados podem procurar o Centro Municipal de Assistência à Saúde (CEMASAS), a partir das 16h30min, ou se preferir agendar um horário pelos telefones: 98817-0740 ou 3523-1354. “Todos devem comparecer ao Cemasas com Cartão de Vacinação, Cartão SUS, e aqueles com comorbidades com os documentos exigidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-
19 (PNO)”, explica a diretora.
Comorbidades
Como as pessoas devem comprovar a comorbidade: O Ministério da Saúde orienta que as pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Contudo, isso não é uma condição. Qualquer pessoa que se enquadrar no grupo de comorbidades pode se dirigir ao posto de vacinação e apresentar algum tipo de comprovação de sua condição de saúde. Entre as comprovações estão exames, relatórios médicos, receitas, prescrições médicas, diagnósticos ou documentos semelhantes que comprovem que o cidadão possui uma das doenças que estão na lista do PNO.
LISTA DE COMORBIDADES
· Doenças Cardiovasculares
· Insuficiência cardíaca (IC)
· Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
· Cardiopatia hipertensiva
· Síndromes coronarianas
· Valvopatias
· Miocardiopatias e Pericardiopatias
· Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
· Arritmias cardíacas
· Cardiopatias congênitas no adulto
· Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
· Diabetes mellitus
· Pneumopatias crônicas graves
· Hipertensão arterial resistente (HAR)
· Hipertensão arterial – estágio 3
· Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
· Doença Cerebrovascular
· Doença renal crônica
· Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticóides; pessoas com câncer)
· Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
· Obesidade mórbida
· Cirrose hepática
Doses aplicadas
Conforme informações do Departamento de Saúde até o momento foram aplicadas 2066 doses, sempre priorizando os grupos que o Ministério da Saúde determina.
Vacinação em professores
O Governo de Santa Catarina irá antecipar para esta semana a vacinação contra a Covid-19 para os professores da Educação Especial. Em Maracajá, o Departamento de Saúde está aguardando a listagem dos professores que atuam no município. “Será encaminhado pela Regional de Saúde de Araranguá os nomes dos profissionais que receberão a dose. A vacina será gradativa e escalonada”, explicou a diretora Michele.
Carla Costa – Assessoria de Imprensa – Maracajá/SC
Text