Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Vídeo musical de instrumentos de corda e teclado/cravo tem 43 minutos de duração e foi gravado no Teatro Municipal Elias Angeloni
O grupo Camerata Criciúma teve seu projeto musical aprovado pela Lei Aldir Blanc n°14.017, em edital da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). A apresentação de músicas clássicas tocadas por instrumentos de corda e teclado/cravo tem 43 minutos de duração. O vídeo foi gravado no Teatro Municipal Elias Angeloni e pode ser acompanhado no link: https://www.youtube.com/watch?v=8NgGRSMf4_Y.
Segundo o fundador da Camerata, Josenir Alves Cerqueira, a lei de emergência cultural foi importante para realizar ensaios e mostrar o trabalho do grupo. “O principal objetivo que nos levou a nos inscrever foi a possibilidade de receber o auxílio financeiro durante a pandemia”, destacou. O grupo, que tem 18 anos, está com 95% das suas atividades reduzidas, fazendo os integrantes migrarem para outras ocupações.
O grupo de oito músicos interpretou três músicas de Antonio Vivaldi, Johann Baptist Vanhal e Georg Philip Telemann, compositores e músicos clássicos que viveram entre os séculos 16 e 18. “Escolhemos essas músicas, pois já são obras que apresentamos e são obras muito lindas”, destaca um dos violinistas do grupo. Falando da Lei Aldir Blanc, Josenir destaca que “é algo que motiva o artista a continuar a produzir os seus trabalhos. Sem isso, eu não faria o que eu realmente gosto e teria que arranjar outra forma de fazer arte ou outra profissão para ter dinheiro”.
O projeto foi aprovado na categoria de quatro pessoas ou mais, sendo contemplado no valor de R$ 22 mil. O projeto beneficiou mais de 15 profissionais. “Cada músico recebeu uma parte do valor. Foram beneficiadas a produtora, a equipe de filmagem e de som”, destaca o fundador da Camerata, Josenir Alves Cerqueira. “É um projeto inovador, que revela o surgimento da valorização da música erudita na cidade. Tivemos vários projetos contemplados nesse nicho dentro do edital”, afirma o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.
Thais Borges – Decom