Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Agricultura familiar gera renda e garante qualidade na merenda escolar

Compartilhe:
agricultura-familiar-na-merenda-das-escolas-de-nova-veneza_augusto-brunelli_lucas-sabino-2

Hoje, a prefeitura conta com 60 agricultores que fornecem alimentos para as escolas da rede

Aos 84 anos, Augusto Brunelli se movimenta com paciência e cuidado entre os pés de Pitaya de sua propriedade, na comunidade do Picadão, em Nova Veneza. De dezembro a março, o agricultor se dedica diariamente para garantir uma boa safra da fruta que é destinada às escolas da rede municipal de ensino.

Brunelli, há 16 anos vende alimentos das suas terras para a prefeitura. Foram muitos anos vendendo batatas, morangas e repolhos. Nos últimos três, tem se dedicado apenas às Pitayas. “É uma fruta muito nutritiva e a criançada gosta muito, porque é colorida e pode ser utilizada de muitas formas. Comer ela in natura, sucos e sobremesas”, comenta o agricultor.

Para ele, é muito gratificante saber que a fruta que ele cultiva com tantos cuidados, chega na mesa de todas as escolas da cidade. “É muito bom, porque é uma fruta de qualidade e que contribui para a saúde do nosso município”, conta.

Na família de Paulo Cesar Marini, a produção ainda é feita da forma antiga. Duas atafonas transformam os grãos de milho em farinha, que vai direto para as cozinhas das escolas. E lá, viram polenta e bolo para os alunos. “Nós estamos muito felizes com esta parceria com o município. Porque além de entregar alimentos de qualidade, também ensinamos as crianças a valorizarem a nossa cultura”, comenta Marini.

O Secretário de Educação, Heriton Sandrini, destaca a importância do município em manter essas parcerias. “É muito importante esta participação dos nossos agricultores do nosso município na merenda escolar. Isso aproxima a comunidade”, destaca Sandrini.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Natália Furlan, conta que a qualidade dos alimentos é um diferencial. “Agricultura familiar tem um papel essencial no resgate cultural do hábito alimentar do nosso município e na garantia da qualidade do alimento ingerido pelos nossos alunos no ambiente escolar”, garante.

A economia se fortalece

Nova Veneza, além dos potenciais de indústria e turísticos, a agricultura familiar é uma das principais fontes de economia da cidade. E hoje, 60 famílias têm parceria firmada com o município para garantir a merenda escolar para a rede de ensino.

Além de valorizar os produtos que são cultivados no município e ter um alimento de qualidade, um grande diferencial é o fortalecimento da economia de Nova Veneza. “A nossa economia é muito rica e é nosso papel valorizar os produtores locais, ao invés de buscar em outros municípios ou comprar de grandes supermercados”, comenta o prefeito Rogério Frigo.

Lucas Sabino
Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário: