Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Durante a Tribuna Livre na Sessão Ordinária desta terça-feira (23), o comando da Polícia Militar na região esteve representado pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar, Coronel Evandro Andrade Fraga e pelo comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade que fizeram um balanço das ações realizadas em 2020, além da apresentação do futuro comandante do 9º BPM, tenente-coronel Sandi Muris de Medeiros Sartor. O 9º BPM abrange os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.
O tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade que deixará o comando do 9º BPM no dia 5 de março para atuar como chefe do Estado Maior da 6ª Região de Polícia Militar junto ao coronel Evandro de Andrade Fraga, falou sobre as ações que a PM realizou no último ano. “No aspecto “prevenção” o 9º Batalhão, até o dia 15 de dezembro, realizou 8.734 visitas preventivas em estabelecimentos comerciais, também 485 em escolas e 375 em residenciais/condominiais. No Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, foram realizadas 1.441 visitas preventivas tendo, atualmente, 79 mulheres sendo atendidas com medidas protetivas de urgência, expedidas pelo Poder Judiciário”, pontuou.
Com a pandemia, os trabalhos foram intensificados e cumpridos honrosamente pelos policiais militares. Na “Operação Covid-19”, desencadeada desde o dia 18 de março de 2020, o 9º Batalhão realizou 9.522 fiscalizações preventivas, tendo feito 324 notificações e 18 interdições cautelares.
Rede de Vizinhos foi carro-chefe para combater a criminalidade, segundo comandante
“O 9º BPM conta atualmente com cerca de 251 redes, sendo 189 em Criciúma, 21 em Forquilhinha, 17 em Siderópolis, 16 em Nova Veneza e 8 em Treviso. São 17.038 pessoas atuantes na proteção e na parceria com a Polícia Militar. Criciúma conta com sete Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG’s), sendo eles localizados nos setores do Centro, Mina do Mato, Próspera, São Luiz, Quarta Linha, Santa Luzia e no Distrito do Rio Maina. Também há CONSEG’s nas cidades de Siderópolis, Nova Veneza e Treviso”, destaca o comandante.
9º BPM terá novo comandante
O tenente-coronel Sandi Muris de Medeiros Sartor assumirá o comando do 9º Batalhão da Polícia Militar nos próximos dias. “É o maior batalhão entre Floripa e Porto Alegre. É um sonho assumir o comando, sempre tive essa vontade, desde que aqui cheguei, o desafio é sempre o que nos faz superar. Continuamos à disposição, dividido com vocês a responsabilidade para a construção da segurança pública em nossa região”, comentou Sartor.
“Nos sentimos muito felizes de estar aqui neste momento. Hoje vindo aqui, como forma de agradecer aos senhores também pela parceria e apoio dado à PM em várias demandas. Há algum tempo essa Câmara Legislativa tem nos apoiado significativamente nas várias demandas originadas na caserna como também aquelas que acabam refletindo na Polícia Militar das demandas originadas na própria comunidade”, complementou o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, Coronel Evandro Andrade Fraga.
Modelo de pagamento de tarifa de ônibus em Criciúma é questionado por vereador
Um dos assuntos abordados na sessão desta terça-feira (23) foi o método de pagamento da tarifa de ônibus em Criciúma. O vereador Daniel Antunes (PSL) questionou se há possibilidade de revogar o inciso XII do art. 3º do Decreto SG/nº 715/2020, de 4 de junho de 2020, que dispõe sobre as medidas a serem observadas pela empresas de transporte coletivo, ao retornar as atividades no município de Criciúma.
A medida determina que somente deve ser aceito o pagamento em cartão de passagens, ficando proibida a circulação de dinheiro no interior dos ônibus e terminais. Entretanto, segundo o parlamentar, muitos usuários não dispõem deste cartão, prejudicando, assim, a utilização do transporte coletivo. “Após contatos realizados com as empresas concessionárias dos municípios de Tubarão, Urussanga, Araranguá, Forquilhinha, Nova Veneza e Içara, constatou-se que todos já aceitam o pagamento da passagem em dinheiro, diferentemente do que ocorre em nosso município”, destacou.
Vereador faz questionamentos sobre o Cerest
O Vereador Daniel Antunes (PSL) teve um requerimento aprovado, questionando o Executivo Municipal sobre a funcionalidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O parlamentar busca entender dados atuais do órgão.
No requerimento, Antunes pergunta quantos trabalhadores efetivamente compõem a equipe do Cerest atualmente, quais as suas formações e cargas horárias, qual o valor que o Cerest possui em conta atualmente, entre outros.
Funcionalidade do programa Melhor em Casa é colocada em requerimento
O programa Melhor em Casa foi questionado em requerimento pelo vereador Obadias Benones (Avante) durante a sessão desta terça-feira (23). Citando a entrevista do secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande à um portal de notícias do município, o parlamentar perguntou se há como mensurar a data que o programa entrará em funcionamento, quantas famílias o programa pretende atender por mês e quais as especialidades médicas serão colocadas à disposição da população.
O vereador questiona ainda quais os critérios serão adotados para que um munícipe preencha os requisitos para ser atendido e se o programa contará com uma sede ou será instalado em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) já existente.
Parlamentares pedem melhorias no Centro e no Cristo Redentor
Os vereadores Manoel Rozeng (DEM) e Obadias Benones (Avante) solicitaram ao Executivo Municipal, por meio de requerimentos, melhorias no bairro Cristo Redentor e no Centro, respectivamente. As pautas foram abordadas na sessão desta terça-feira (23).
Rozeng busca informações sobre previsão para solucionar problemas de esgoto a céu aberto na Rua Antônio de Moraes, esquina com a Avenida Centenário, Bairro Cristo Redentor. “Tal medida se faz necessária, dada a proliferação de insetos transmissores de doenças, além do mau cheiro exalado e dos alagamentos constantes em dias de chuva”, destacou.
Já Obadias questionou se há viabilidade de realização de estudo para obras de melhorias na praça Maria Rodrigues, localizada em frente a Igreja Assembleia de Deus, Centro de Criciúma. O parlamentar destacou em requerimento a iluminação pública, a construção de estacionamento para idosos e deficientes, a troca do piso de Petit Pavé para Paver, a poda de árvores e a adaptação de calçadas para modelo atual, que dá suporte a deficientes visuais.
Vereador questiona possibilidade de homenagear Carlos Augusto Borba na FCC
O presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Arleu da Silveira, protocolou um requerimento na sessão desta terça-feira (23), questionando a possibilidade de homenagear, dentro da sede da Fundação Cultural de Criciúma, o professor e contador Carlos Augusto Borba. Segundo o parlamentar, a homenagem se daria pelo envolvimento de Borba em causas relevantes no município. “Ele sempre esteve envolvido em ações importantes da comunidade, foi um desportista, apoiou o futebol na cidade, clubes de serviços, entidades e instituições como a Fucri, que hoje é a Unesc”, pontuou.
Fabrício Júnior – Câmara de Vereadores de Criciúma