Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Conhecida como a “terra de alemão”, o município preserva os seus costumes e tradições enquanto vive em constante evolução
“Num outono, mês de abril, oitenta e nove, quando a messe faz colher a plantação. Nossa terra recolheu a liberdade, da semente que brotou em nosso chão”. A semente registrada pelo hino de Forquilhinha germinou e cresceu. O município completa neste domingo, 26 de abril, 31 anos de emancipação político-administrativa.
A tradicional Festa do Colono e Motorista, que aconteceria para marcar a data, foi cancelada em função da pandemia de covid-19. Porém, o município tem muito a celebrar pelo seu histórico de desenvolvimento e conquistas. Conhecida como a “terra de alemão”, Forquilhinha preserva os seus costumes e tradições enquanto vive em constante evolução.
Com mais de 26 mil habitantes, segundo as estimativas de 2020 do IBGE, o município permanece na busca por um crescimento sustentável e planejado. “Eu parabenizo a todos que contribuem diariamente para fazer de Forquilhinha uma cidade cada vez melhor. Em breve vamos superar este momento difícil com a pandemia que assombrou o mundo, e retomar o nosso caminho de prosperidade e desenvolvimento”, disse o prefeito Dimas Kammer.
Com a retomada gradual das atividades, o Governo Municipal de Forquilhinha prossegue com as obras e projetos na saúde, infraestrutura, educação e demais áreas que visam melhorias e o bem-estar da população. A administração do prefeito Dimas Kammer e do vice Félix Hobold pontua algumas ações que estão em andamento ou que foram realizadas no último ano.
A obra do Anel Viário Norte terá uma extensão de mais de 2,4 km, com execução sobre as Rodovias Municipais Imigrantes Poloneses e a João Backes, nos bairros Santa Isabel e Santa Rosa. A empresa Setep, vencedora da licitação, trabalha no trecho que vai proporcionar uma nova alternativa para o escoamento da produção.
Esta é a maior obra prevista pelo Programa Forquilhinha Faz, com o investimento de mais de R$ 5,6 milhões, por meio do Financiamento à Infraestrutura e do Saneamento (Finisa).
A reconstrução do Centro de Educação Infantil Sonho Mágico segue a todo vapor no bairro Cidade Alta. O local foi destruído por um incêndio criminoso no dia 27 de outubro de 2019, prejudicando o atendimento de 73 crianças com idade de 0 a 3 anos.
O Centro Comunitário serviu de abrigo provisório, com o apoio da Associação de Moradores da Cidade Alta e da CAEP, mas em breve as crianças e os profissionais da educação vão ter novamente o CEI pronto para retomar as atividades.
A inauguração do CEI Primeiros Passos, realizada este ano na Sanga do Café, e a do CEI Aquarela do Saber, no bairro Santa Cruz em 2019, proporcionou um aumento considerável na oferta de vagas dos CEIs de Forquilhinha.
Somente no CEI Aquarela do Saber foram investidos mais de R$ 1,8 milhão para atender 130 crianças de 0 a 3 anos, em período integral, com o envolvimento de 40 profissionais. Uma das obras mais expressivas já realizadas no município.
As obras de reforma e ampliação do Centro Educacional Caminhos do Saber estão na última etapa. O espaço vai concentrar as atividades da Secretaria de Educação, que atualmente está no Paço Municipal, além de melhorar a estrutura atual da biblioteca, telecentro municipal e dos atendimentos especializados de psicóloga, fonoaudióloga e nutricionistas da Rede Municipal.
O Espaço Operacional também está em construção para melhorar a logística da Secretaria de Educação. O projeto contempla um novo espaço para o recebimento dos produtos e alimentos da merenda escolar que são encaminhados às escolas. Também haverá espaço para abrigar a frota de veículos da Educação e sala para os motoristas que aguardam o término das aulas para buscar os alunos.
As Unidades de Saúde dos bairros Ouro Negro / Nova York e da Santa Cruz estão recebendo reforma e ampliação. Na Santa Cruz, as obras vão proporcionar novos ambientes com acessibilidade e adequados, conforme exigências da Vigilância Sanitária, possibilitando o atendimento para mais pessoas.
E a reforma e ampliação da unidade do Ouro Negro / Nova York está em fase de conclusão. As obras incluem ampliação do consultório odontológico, dois novos consultórios gerais, novos ambientes, pisos e revestimentos em geral, adaptação dos compartimentos existentes e demais melhorias.
Assistência social: O auxílio oferecido pelo Governo Municipal de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Assistência Social, às famílias em vulnerabilidade social cresceu 800% durante o período de isolamento em decorrência do coronavírus. Em um mês, a média de 30 famílias beneficiadas com alimentos saltou para mais de 240 conforme o levantamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Kit emergencial: Com as escolas sem aulas desde março em decorrência da pandemia de coronavírus covid-19, a Secretaria de Educação realizou uma ação para aproveitar os alimentos que seriam destinados à merenda escolar. Mais de 170 kits emergenciais foram entregues aos familiares de alunos da Rede Municipal, beneficiários do Bolsa Família e que constam no Sistema Presença.
Doação de máscaras: As máscaras de tecido produzidas pelas monitoras dos Clubes de Mães começaram a ser distribuídas em diversos setores da sociedade com o apoio de empresas e do Governo Municipal de Forquilhinha. Os interessados em receber máscaras de tecido ou que precisam de orientações para confeccionar em casa, podem procurar a Associação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no telefone (48) 3463 1137.
Saúde: O Centro de Triagem Coronavírus e a Central Alô Saúde completaram um mês de funcionamento com mais de 660 atendimentos em Forquilhinha. Os serviços foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde para atender as pessoas que estão com sintomas gripais durante a pandemia de covid-19.
O Centro de Triagem funciona nos dias úteis, das 7 às 16 horas. Após esse horário, o Pronto Atendimento continua com os casos de urgência ou emergência. E a Central Alô Saúde funciona todos os dias, das 7 às 19 horas, pelo telefone 0800 645 1050.