Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Reciclou, Levou: Programa completa um ano com 250 toneladas de resíduos recolhidos

Compartilhe:
132065-1107653

Ideia implantada pelo Governo de Içara atende cerca de 400 pessoas por mês

O Programa de Coleta Seletiva Reciclou, Levou completou um ano em Içara. O programa foi instalado no Município com o objetivo de fomentar e contribuir com a sustentabilidade. A ideia do Governo veio após uma visita do prefeito Murialdo Canto Gastaldon a cidade de Caxias do Sul/RS, onde a iniciativa, chamada de Troca Solidária, é sucesso. Após um ano, o Reciclou, Levou recolheu 250 toneladas de resíduos com a participação de, em média, 400 içarenses por mês.

De acordo com o presidente Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Luciano Serafin Cardoso, o programa consiste na educação ambiental da população içarense. “Consideramos um sucesso a implantação do programa, pois o cidadão vai se adequando às questões ambientais e conhecendo a importância da separação dos materiais. Com isso, beneficia a associação dos catadores, contribui para o desenvolvimento sustentável, além de garantir alimentos de qualidade com a troca dos inservíveis por produtos da Feira da Agricultura Familiar”, avaliou.

O projeto ainda serve de inspiração a outras cidades da região. Cocal do Sul e Nova Veneza, por exemplo, visitaram Içara com intuito de conhecer o funcionamento do programa. Além disso, todo o material arrecado nas trocas é destinado aos catadores da Cooperativa de Reciclagem. “A redução de quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário também é um fator positivo, nossos catadores dão uma contribuição com a limpeza da cidade e prestam uma destinação adequada ao lixo gerado no município”, destacou a coordenadora da Coleta Seletiva da Fundai, Taynan Toretti.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon ressalta que o projeto tem uma importância social, ambiental e econômica por meio da agricultura e destaca o relato de um cidadão. “Um dos participantes do programa me abordou esta semana e elogiou a ação, dizendo que se houvesse um local para o descarte desse material ele já seria satisfeito, mas que a oportunidade de troca por produtos na feira deixa o projeto ainda mais especial. Portanto, há o benefício ao meio ambiente e o fomento à solidariedade por contribuir com as pessoas que atuam na cooperativa de reciclagem”, comentou.

O Programa Reciclou, Levou funciona todas as sextas-feiras das 7h às 11h, no pátio do Terminal Rodoviário de Içara. A cada quilo de resíduo reciclável o cidadão recebe R$0,50 em vale-feira para adquirir produtos da Feira da Agricultura Familiar. Para a troca, o material deve ser papel, plástico, metal e vidro. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e moveis inservíveis não são permitidos. Informações sobre entrega de materiais podem ser obtidas no contato com a Fundai pelo telefone 3431 3578.

Redação –  Moisés de Souza

Deixe seu comentário: