Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O gesticular constante das mãos ajuda Hanry Manoel Pereira, 11 anos, a descrever sua experiência ao explorar o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Por trás da empolgação está um jeito diferente de aprender, que permitiu que construísse suas próprias percepções sobre a vida dos imigrantes no sul catarinense. “Tinha muita coisa antiga, equipamentos que usavam nos animais para trabalhar e os moinhos faziam as engrenagens funcionar também”, contou.
Mas a aprendizagem não se resume a sair da escola. A partir dos conteúdos previstos no currículo, uma sequência de práticas possibilita a autonomia dos estudantes, respondendo às suas reais curiosidades e enaltecendo recursos para o trabalho em equipe. Assim propõe o programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi que, em 24 anos de trajetória, contempla mais de 220 mil crianças e adolescentes. Na região, a Escola Padre Paulo Petruzzellis – Bairro da Juventude é pioneira, envolvendo aproximadamente 180 alunos.
O conhecimento construído no primeiro semestre do ano será socializado com a comunidade nesta quarta-feira, dia 22, na segunda Mostra de Projetos do programa. O evento acontecerá no teatro do Bairro, a partir das 14 horas, com o protagonismo dos alunos como principal atração. “Os alunos se dedicaram muito para apresentar toda a experiência adquirida e conhecimento. O evento é todo deles, feito por eles”, enalteceu a auxiliar pedagógica de coordenação, Luciane Ricardo.
O programa conta com a cooperação do Município de Criciúma e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que atua como assessora pedagógica.
A União Faz a Vida surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS).
As expedições investigativas, alinhadas ao currículo escolar, são o ponto de partida da metodologia de projetos, essência do programa. Com a mediação dos educadores, os estudantes rompem os limites da escola e, assim, constroem uma forma colaborativa de compreender a realidade. Mais informações podem ser conferidas no site auniaofazavida.com.br.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, que exercem o papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi possui 116 cooperativas em 22 estados* e no Distrito Federal, possui 1.587 agências e gera 22,8 mil empregos diretos em 1.229 municípios no país. Em 204 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Com mais de 18 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando para isso com uma estrutura de quatorze agências.