Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Para tratar sobre as melhorias e qualidade do serviço público prestado pela área da saúde, a 10° edição Conferência Municipal de Saúde ocorrerá na próxima semana, entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), em Criciúma. A temática deste ano é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A conferência municipal acontece a cada quatro anos e faz parte das etapas estaduais e nacionais. O evento será realizado no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, sendo aberto ao público em geral, além de contar com a presença de profissionais da saúde.
Segundo a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização, Daiane Mendes de Assis Réus, o objetivo da Conferência é identificar, juntamente com a comunidade, as problemáticas da saúde pública no município, para que sejam melhoradas. O evento possui quatro eixos temáticos: o Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas e; a vida e a democracia. “As conferências de saúde são um amplo espaço democrático, onde todos podem ser ouvidos para que melhorias para o nosso SUS possam ser definidas e conquistadas. A conferência deste ano contará com muitos reflexos da pandemia, pois será a primeira após o início da Covid-19”, afirmou.
A etapa municipal da Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Município. “As conferências de saúde são conquistas do povo brasileiro em que os municípios, estados e o país têm a oportunidade de ouvir sobre a gestão do Sistema Único de Saúde. Como o tema desse ano, que seja possível fazer um SUS melhor para o futuro”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar Zavadil, a conferência é o órgão mais importante dentro do Sistema Único de Saúde, pois prioriza a participação da sociedade nas discussões. “A cada conferência, discutimos as condições de trabalho, medicamentos, especialidades do SUS, além do fortalecimento das políticas públicas. A conferência é um evento de extrema importância, a participação de todos é fundamental para que o sistema seja ainda mais humanizado”, comentou.
As propostas elaboradas serão condensadas em um relatório final e enviadas às etapas estadual e nacional. Além disso, os delegados que participarão da conferência estadual serão eleitos, conforme regimento interno. “Os relatórios elaborados vão contribuir para a elaboração de novas leis e políticas públicas para melhorar ainda mais a saúde coletiva. Essa é uma forma efetiva de dar voz a quem não tem”, finalizou Daiane.
Origem das conferências
As conferências são embasadas na lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que trata sobre a participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde e de recursos financeiros para a área da saúde. Desde então, os encontros acontecem com o objetivo de elaborar propostas que melhorem a situação do SUS.
Confira a Programação
27 de março
17:30h – Acolhimento/inscrições e Café de boas-vindas
18:00h – Apresentação cultural
18:30h – Solenidade de abertura e mesa de autoridades
19:00h – Aprovação do Regimento
20:00h – Palestra Magna: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” – Reitora Profª Dra Luciane Ceretta
21:00h – Debate
21:30h – Encerramento
28 de março
08:00h – Acolhimento/inscrições e Café de boas-vindas
08:30h – Orientação para os Trabalhos de Grupos
09:00h – Discussão e Construção das Propostas
12:00h – Intervalo para almoço
13:30h – Apresentação e Votação das Propostas
15:30h – Leitura das Moções
16:00h – Eleição de Delegados
17:00h – Encerramento e café de confraternização
Inscrições pelo link: https://doity.com.br/x-conf-
Texto: Eduarda Salazar
Foto: Divulgação/Decom