Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

sabadao-da-onda
No comando: SABADÃO DA ONDA

Das 8h às 12h

bom-dia-noticia
No comando: BOM DIA NOTÍCIAS

Das 07h às 09h

banner-alo-tradicao
No comando: ALÔ TRADIÇÃO

Das 12h às 13h

que-beleza
No comando: QUE BELEZA

Das 12h às 18h

debate-da-onda
No comando: DEBATE DA ONDA

Das 13h às 14

paradao-de-sucessos
No comando: PARADÃO DE SUCESSOS

Das 13h às 24h

super-tarde
No comando: SUPER TARDE

Das 14h às 16h

mix-da-onda
No comando: MIX ONDA JOVEM

Das 16h às 17h

transmissao-da-missa
No comando: TRANSMISSÃO DA MISSA

Das 18h às 19h

onda-rural
No comando: ONDA RURAL

Das 19h às 21h

que-beleza
No comando: PAIXÃO SERTANEJA

Das 19h às 21h

madrugada-de-sucessos
No comando: NA INSÔNIA

Das 00h00 às 04h30

manha-sertaneja
No comando: MANHÃ SERTANEJA

Das 04h30 às 06:20

informativo-fecoagro
No comando: INFORMATIVO FECOAGRO

Das 06h20 às 06h30

mensagens-de-fe
No comando: MENSAGENS DE FÉ

Das 06h30 às 07h00

programa-do-tio-nego
No comando: TIO NEGO

Das 07h30 às 12h

clube-da-onda
No comando: CLUBE DA ONDA

Das 09:00 às 11:00

tricotando
No comando: TRICOTANDO

Das 11:00 às 12:00

musica-para-milhoes
No comando: MÚSICA PARA MILHÕES

Das 12:00 às 13:00

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio conhecem práticas de produção em propriedades rurais e empresas

Compartilhe:
08

 

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio dos polos de São José, Braço do Norte e Rio do Sul tiveram a oportunidade de participar de novas visitas técnicas em empresas e propriedades rurais na última semana. O objetivo foi oportunizar conhecimentos práticos dos temas abordados em sala de aula. Ao todo, cada turma já conheceu o processo produtivo de aproximadamente 10 empreendimentos do agro.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que as propriedades rurais e as empresas do setor precisam cada vez mais de profissionais completos, ou seja, que tenham condições de avaliar diferentes situações para tomar decisões e que saibam executar as tarefas da melhor forma possível. Por isso, o Curso Técnico em Agronegócio traz em sua grade curricular o ensino prático, que aliado à teoria, contribui na formação de profissionais preparados para os desafios do agro. As visitas técnicas da formação têm trazido excelentes resultados”.

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO

A turma do terceiro período do polo de São José participou da visita técnica durante atividades da disciplina de Empreendedorismo e Plano de Negócio ministrada pelo professor Ricardo Borges. A programação contemplou almoço no Pesque Pague Tia Maria em Armazém, onde os alunos ouviram um pouco da história do empreendedor Genésio, que atualmente divide as funções de administração do local com seus filhos.

 Na Fazenda Rocker, em Braço do Norte, eles conheceram a ordenha robotizada, que facilita e eleva muito a produção leiteira, e ouviram dos proprietários Larissa e Gabriel como funcionam os processos de gestão do empreendimento e de instalação do maquinário. De acordo com o professor Ricardo, tudo o que consta na apostila foi visto na prática em ambos os empreendimentos visitados.

O secretário do polo da Rede e-Tec de São José, Luiz Fernando Dresch, realçou que as visitas são fundamentais para o pleno aprendizado dos alunos. “O que o Senar/SC disponibiliza não é apenas uma visita técnica, mas sim a oportunidade de aplicar na prática os aprendizados adquiridos em sala de aula, oportunizando coletar informações diretamente com os proprietários das empresas e propriedades visitadas, agregando mais conhecimento e experiência durante o curso”.  

QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Os alunos de Rio do Sul visitaram a cervejaria Alles Blau em Blumenau. A intenção foi conhecer uma empresa que se adequasse ao conteúdo abordado na disciplina de Qualidade e Segurança Alimentar ministrada pela professora Ariane Andreola. Segundo a secretária do polo de Rio do Sul, Erondina Marchi, os alunos se mostraram interessados e atentos às explicações durante toda a visita. “Fizeram inúmeras perguntas sobre o processo produtivo, legislação aplicada, produção da cerveja, vendas, tipos de cerveja produzidas e suas diferenças, etc”.

A aluna Thainara destacou que a visita foi de grande valia. “É um processo diferente do que estamos acostumados. Foi importante saber que, para cada tipo de cerveja, existe um método diferente de pasteurização e métodos de controle da higienização do local”.

Raquel também avaliou de forma muito positiva. “A visita técnica é a maneira mais eficaz de transmitir o aprendizado e conhecimento prático do assunto estudado. Obviamente que, sem a explanação da tutora antes da visita, os termos e explicações não seriam tão claros e não fariam sentido”.

Para o aluno Leandro, a visita também atendeu as expectativas. “Vimos todos os processos produtivos, desde a chegada da matéria-prima, a transformação até o produto pronto. A empresa mantém um produto com característica artesanal, mesmo sendo minimamente processado em característica de industrial. Penso que a prática é importante para que possamos ter noção básica do processo”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Para avaliar na prática os conhecimentos da disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental, a turma da terceira fase do Curso Técnico em Agronegócio de Braço do Norte visitou a queijaria Semprebom, em Nova Veneza. O professor do Curso Técnico em Agronegócio, Douglas Machado, frisou que o objetivo foi mostrar o funcionamento da Queijaria por tratar-se de uma propriedade que trabalha com reaproveitamento de insumos. “Escolhemos a propriedade do seu Calinhos Semprebom porque a família trabalha com toda a questão da sustentabilidade, trazendo resultados ambientais, sociais e econômicos”. 

Segundo a secretaria polo de Braço do Norte Elizangela Blomer Ferreira a programação em Nova Veneza também incluiu visita ao Quiosque da Célia.  “Nos dois locais, os alunos interagiram, trocaram ideias com os empreendedores e destacaram que a iniciativa foi fundamental para compreender o conteúdo teórico transmitido em sala de aula”.

NOVAS TURMAS

O Senar/SC está com as inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio em Agronegócio (polos de Rio do Sul, Paulo Lopes, Joinville e Taió) e Zootecnia (polos de São José e Lages). Quem tiver interesse pode se candidatar até o dia 29 de junho. Os cursos, gratuitos e semipresenciais, têm duração de 4 semestres e são voltados para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. Inscrições pelo etec.senar.org.br.

 

Deixe seu comentário: