Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Experiência é a realização de um sonho dos dois amigos apaixonados pelo cicloturismo
Durante 17 dias as bicicletas e a estrada foram as principais companheiras de viagem dos ciclistas amadores Alberto Ranacoski e Thiago Back. Os dois percorreram 2.783 km pelo Brasil, Uruguai e Argentina. Antes de colocar as bikes na estrada, foram dias de planejamento e observações técnicas sobre todos os riscos e desafios dessa aventura.
“Pensamos em tudo que poderia dar errado, calculamos 20 dias e levamos 17, mesmo enfrentando alguns percalços com as bicicletas”, conta Thiago. Durante toda a preparação para a expedição, Thiago e Alberto tiveram o auxílio da tecnologia. “Levamos todos os mapas e dicas no celular, já considerando que em algumas regiões que passaríamos não haveria rede de telefonia. Por isso, é muito importante deixar os dados no celular antes de pegar a estrada”, recomenda o cliclista.
Pelo caminho, belas paisagens eram presença permanente para a dupla. Saindo de Forquilhinha, no sul catarinense, eles puderam conhecer, no Brasil, as cidades de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, São Gabriel, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar e Capão da Canoa. No país vizinho, Uruguai, conheceram Rivera, Tacuarembò, Paysandu, Colônia del Sacramento, a capital Montevideo, e a badalada Punta del Este. “No Uruguai tivemos uma grata surpresa, ou seja, o cuidado que as pessoas têm em relação ao ciclista. Muito respeito, ciclovias em perfeito estado”, constata Alberto.
Ao chegar ao destino final, a capital argentina Buenos Aires, houve tempo para passeio e um dia de turista na terra dos hermanos. “Dessa vez deixamos a bicicleta de lado e fomos conhecer alguns lugares”, lembra Alberto.
Depois da aventura, a dupla já se prepara para registrar todas as experiências em uma plataforma digital. “Vamos juntar tudo que foi vivido e preparar uma postagem completa com dicas e orientações, para que sirva de incentivo para outras pessoas”, antecipa Alberto.
Francisca D’altoé